Söka - Procura - Search

Sunday, October 29, 2006

"Att" och verb

Att (não usa depois dos verbos "hjälpverb/auxiliares") "att" usa apenas no "infinitiv"

bruka, -r, -ade, -at
böra, bör, borde, bort
få, får, fick, fått
kunna, kan, kunde, kunnat
måste, måst
ska, skulle
tänka, -er, -te, -t
vilja, vill, ville, velat
Ex:
1. Lena kan simma. /Lena sabe nadar.
2. Lisa måste dansa vals med mig ikväll. / Lisa precisa dansar valsa comigo essa noite.
3. Jag ska hjälpa dig. / Eu vou ajudar você.
4. Vi vill inte förlora en match till. /Nós não queremos perder mais um jogo.
5. Får jag komma in? / Posso entrar?
6. Jag vill komma. / Eu quero ir.
Ex:
1- Vi börja (att) arbeta kl. 8. / Nós começamos as 8 hs.
2- Det började (att) regna, när vi gick hemifrån. / Começou a chover, quando nós saimos de casa.
3- Vi slutar (att) arbeta kl. 5. / Nós terminamos de trabalhar as 5 hs (da tarde).
4- Det slutade (att) regna, när vi kom fram. / Parou de chover quando nós chegamos no ........

Mer om indirekt frågor:

1. Jag undrar, vem hon ska träffa./ Eu gostaria de saber, quem ela vai encontrar.
2. Jag undra, vem som ska träffa henne. / Eu gostaria de saber, com quem ela vai encontar.
3. Jag undrar, vad du gör. / Eu gostaria de saber, o que você está fazendo.
4. Jag undrar, vad som finns i den här lådan. / Eu gostaria de saber, o que existe dentro desta caixa.
5. Jag undrar, vilken väg du brukar ta. / Eu gostaria de saber, qual o caminho que você custumar pegar.
6. Jag undrar, vilket program som kommer sedan. / Eu gostaria de saber, qual o programa que vai ter mais tarde.

Extra ex:
1- Eva tycket inte om filme som visades på TV. / Eva não gostou do filme que passou na tv.
2- Jag vill ha tillbaka boken som du lånade i förra veckan./ Eu quero de volta o livro que você emprestou na semana passada.
3- Middagen som vi åt på hotellet var fantastisk. / O jantar que nós comemos no hotel foi maravilhoso.
4- Barnen som lekte på gården har gjort en snögubbe. / As crianças que brincavam no jardim fizeram um boneco de neve.

"om" também pode omitir da oração/frase
Ex:

1. Mannen ni söker är inte här. = Mannen som ni söker är inte här.
- (O homen que vocês procuram não esta aqui. = O homen o qual vocês procuram não esta aqui.)
1. Väskan jag köpte igår är för liten. = Väskan som jag köpte igår är för liten.
- ( A bolsa que eu comprei ontem e pequena. = A bolsa a qual comprei ontem e pequena.)

No comments:

Post a Comment